Pular para o conteúdo principal

Invisível.


Invisível
Música de fundo: Invisível do Rosa de Sarom.
Por Eliane Mariz.

Obs.: Deus usou algumas pessoas que não tinham crenças semelhantes ao do povo escolhido para ajudar os cristãos em tempos de dificuldade. Então, se alguns críticos acham inadequada escolha de música de uma banda católica para essa encenação fica o meu comentário baseado na Palavra logo acima.

PERSONAGENS:
Jovem, adolescente deprimida.
Pai, da adolescente.
Mãe, da adolescente.
Evangelista.
Jesus Cristo.
Pessoa, que fecha a porta para a adolescente.


ÉPOCA: Presente; LUGAR DA CENA: casa, praça.

ATO I
No palco a luz deve estar baixa na primeira cena e um vídeo com fotos da atriz ou ator em cenas com cigarro, droga, com camisinha na mão enquanto ele(a) encenam.


Cena I
Jovem.

Entra em cena uma jovem ou adolescente vestida de preto ela demonstra preocupação e ansiedade para falar com alguém. Enquanto isso passam as cenas dela no telão, cenas dela envolvida com drogas, e prostituição, vídeo com fotos dela para que as pessoas entendam o drama que se passa em sua mente.

Cena II
Jovem, Pai, Mãe.

(Cena rápida do trecho): Estou com pressa agora não vai dar. E invisível eu ando por aí, grito na esperança que alguém ouça minha voz, tal luz faz crer que alguém pode escutar. Meu vizinho chama solidão. Quem escolheu isso pra mim? Grito na esperança que alguém ouça minha voz ...”

Ela triste olha em redor e se vê sozinha, e fala para Deus dublado (quem escolheu isso pra mim) como que revoltada conforme a música descreve. Então ela se lembra da Bíblia e pega ela bolsa e abre.
Entra o pai e a mãe dela demonstrado que estão com pressa, atrasados e que não têm tempo para falar com ela.

Jovem, pai e mãe: (Faz sinal de que precisa falar com a mãe, mas ela aponta para o relógio querendo mostrar que está atrasada. Aí a jovem tenta falar com o pai que dá um beijo na testa dela pega a chave do carro em cima da mesa e sai de cena apontando para o relógio dizendo que está atrasado. Eles podem estar no cenário do café- da manhã.)
Pai e mãe saem de cena.

ATO II
Cena III
Jovem, Evangelista, Jesus.

(Cena rápida do trecho): “Vago sem saber pra onde ir."
A jovem com tristeza pega o celular e procura ligar para alguém, mas ninguém a atende, ela demonstra ficar chateada, está angustiada e precisa desabafar. Ela pega a bolsa e sai da casa e senta num banco de praça, o cenário pode conter uma árvore artificial.

(Cena rápida do trecho): “...uma luz, então vi e senti clarear"
Entra um evangelista com Jesus e dá uma Bíblia para ela e faz gesto que vai voltar depois. Ela agradece por educação apenas e depois eles saem de cena. (Isso simboliza que Jesus quer dar uma Palavra para ela).

Evangelista e Jesus saem de cena.

Cena IV
Jovem, pessoa que fecha a porta.

(Cena rápida do trecho): “É, portas fecham em todo lugar, medo escurecendo o olhar..."
As luzes devem se acender todas ou focando nela quando ela abre a Bíblia, mas ela a põe na bolsa para ler depois.
Ela vai até uma porta do cenário e bate à porta, mas a pessoa que a atende deve fazer sinal de que agora não dá pra falar com ela e deve fechar a porta para ela.

Cena V
Jovem.

(Cena rápida do trecho): “sei que nunca quis viver assim... Uma luz então vi e senti clarear tal luz faz crer que alguém pode escutar. Eu pude entender a luz que irradia a minha alma  trouxe paz onde não havia Luz.”
As luzes do palco devem se acender para dar a entender que a Palavra de Deus é luz que ela precisa. Ela lê a Bíblia. Enquanto o versículo:
“Vinde a mim todos os que estai cansados e oprimidos e eu vos aliviarei..." deve aparecer no vídeo atrás dela. Ela olha para o céu e sorri como quem ouviu Deus responder a sua oração na Palavra e fecha a Bíblia. Apaga- se a luz e no telão aparecem aquelas fotos dela se envolvendo com prostituição, vícios e pensando em suicídio.

ATO III

Cena VI
Jovem, Evangelista, Jesus.

A luz do palco acende quando Jesus e o evangelista que entregou a Bíblia entram em cena.

O evangelista senta-se ao lado dela no banco da praça e começa a apontar para a Bíblia, como quem está dizendo versículos de Deus para ela. Enquanto o evangelista fala com ela, no vídeo devem aparecer os versículos bíblicos de consolo. Ele abre a Bíblia em outra parte e aparecerá outro versículo. Ele ora por ela e ela aceita a oração. Eles se abraçam e saem felizes de cena com Jesus os abençoando. Simbolizando que agora Jesus está com ela também.

Enquanto no telão é exibida a frase: “Eu te amo”. 

Isso quer dizer que o Amor de Deus levanta ela do chão e que eles vão andar juntos a partir daquele momento.

FIM
model-849762


Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Roteiro   |   Editado: 09/06/13   |   Atualizado: 21/08/17

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um