Pular para o conteúdo principal

Super-Herói



Super-Herói
Em um mundo cheio de perigos evidentes ou não, há algo que se torna indispensável no cotidiano de cada ser humano, a proteção. Alguns buscam proteção nas autoridades terrenas e outros em autoridades invisíveis aos olhos humanos, porém, "visíveis" aos olhos da fé. Uma categoria de pessoas em especial, os cristãos ou os assim nomeados, buscam proteção em Deus. 

Porém, o que muitos desconhecem é que Deus têm formas diferentes de proteção a oferecer. Formas essas que depende da maturidade, das atitudes, dos perigos e dos inimigos enfrentados. Enfim, Deus costuma proteger de diversas maneiras e em alguns momentos nem percebemos seu agir. Vejamos como:

☆ Bebês
Às vezes, Deus nos protege como um pai protege um bebê, ou seja, alguém que ainda é muito dependente, que não consegue calcular ao certo as consequências de seus atos. Por exemplo, quando um bebê começa a engatinhar ou andar encontra uma nova liberdade. Consegue ir e vir em meio as suas limitações e pode chegar a lugares perigosos como as terríveis "tomadas". Um pai consciente do risco de o bebê tomar um choque não permitirá que isso aconteça, caso esteja ao seu alcance. Um pai prevenido comprará protetores de tomada para que seu filho não se fira. 

Deus trata-nos quando estamos nessa fase de imaturidade com o mesmo cuidado, ele  elege protetores para nos livrar do mal. Esses protetores ora vem em forma de pai, mãe, ora como pastores, parentes, amigos, enfim, não importa a categoria, são como protetores que visam nos livrar de coisas ruins. 

☆ Adolescentes
Outras vezes Deus nos trata como adolescentes. Quando um adolescente se vê em certa idade, já se acha no direito de provar certa "liberdade" que outrora não poderia. Muitos desejam o direito de ir e vir sem ter que dar satisfações a ninguém. Pois bem, um pai prudente quando sabe que o filho não tem maturidade suficiente para viver certas experiências, ir a determinados lugares e até mesmo conviver com alguns tipos de pessoas que são más companhias, tende a fazer o quê?

Dizer: Não!  

E se for necessário toma uma atitude mais drástica como fechar a porta da casa e dizer para o filho ir se deitar ou desistir porque de casa ele não vai sair. 

Deus por saber que em momentos de imaturidade não estamos prontos para certas experiências, nem para driblar certos perigos, costuma nos dizer "não" e inclusive fechar portas diante de nós. Você nunca sentiu como se tudo na sua vida estivesse dando errado? Como se você não tivesse saída? Como se por mais que você tentasse se livrar de uma situação que te aprisiona você não conseguisse? Pois bem, saiba que era Deus fechando a porta para você não sair da presença dele.

☆Jovens 
Em determinados momentos somos como jovens rebeldes, colocamos nossos fones de ouvido e escutamos só o que nos agrada. 

Deus como nosso amigo, vendo o perigo em nosso caminho nos diz em voz alta: 
"Cuidado!"
Mas nós distraídos em nosso mundo egocêntrico nem prestamos atenção nele, muito menos na "pedra de tropeço" que está prestes a nos derrubar. Então, Deus por saber que a queda poderia nos ferir, embora não o escutemos, toca-nos com poder movido por seu amor incondicional nos tirando daquela situação. Recebemos um "empurrãozinho" dele e nessa hora despertamos vendo o risco que corríamos do qual Deus mais uma vez nos livrou.

☆ Adultos
Por vezes Deus nos trata como adultos e nos ensina a tomar cuidado através  da obediência às suas regras. Nós crescemos e aprendemos sobre tais regras, mas ele sabe que existe um mal que nos ronda visando nos tragar e sabe que esse mal age de surpresa mesmo quando estamos obedecendo em tudo. É como se um adulto estivesse a atravessar a rua na faixa de pedestre e com o sinal livre para seguir. Esse pedestre não espera que um carro em alta velocidade ultrapasse o sinal e o atinja. Mas, Deus quando percebe que o mal está se dirigindo em nossa direção e que não temos como nos livrar sozinhos, se torna o nosso Super-Herói e usa o poder da sua bondade para tirar-nos da mira do carro. E tudo volta a ficar bem, sentimos o impacto do amor de Deus em nossas vidas.

☆A cruz
Um dia, porém, ele viu que estávamos diante de um grande perigo como se um caminhão desgovernado estivesse vindo em nossa direção. Não tínhamos como escapar, mas ele nos empurrou para um local seguro e morreu em nosso lugar. Naquele tempo esse caminhão chamava-se cruz. E hoje, ressurreto pela fé, Cristo vive e continua a nos dar sua proteção de acordo com as nossas necessidades porque ele sempre será nosso Super-Herói.



Autora: Eliane Mariz   |   Gênero: Crônica   |   Editado: 07/07/13   |   Atualizado: 21/08/17

<< Trabalhos

Postagens mais visitadas deste blog

Leilão de uma alma.

<< Trabalhos Leilão de uma Alma Adaptação: José Garcia e Eliane Mariz. Link para download do Roteiro  Leilão de uma Alma PERSONAGENS: Jesus Cristo, Filho De Deus e comprador da alma Leiloeiro Diabo, candidato a dono da Alma Alma, a ser leiloada Carcereiro, figurante Ignorância Religiosidade Vícios Incredulidade Rebeldia Vaidade (Fama, dinheiro, orgulho) Prostituição ÉPOCA: presente, LUGAR DA CENA: Leilão.   ATO I O cenário pode ser um púlpito com um martelo para o leiloeiro finalizar as vendas. A alma pode vestir uma roupa com capuz escondendo a roupa de baixo que deve ser branca, quando Jesus a libertar das correntes que a prendem. A roupa dela deve ser fechada com velcro. Simbolizando que Cristo muda nossas vestes e as torna elas brancas como a neve. Cena I Leiloeiro.                                                                                                                     (E

Juízo

<<  Trabalhos Juízo Baseado em Apocalipse 2 e 3: 14-22 (Cartas às igrejas) Por Eliane Mariz. PERSONAGENS Jesus, Filho de Deus e Juiz. Deus, Pai de Jesus Cristo. Diabo, Acusador. Narrador (a).  Ester Éfeso, cristã que será salva. João Batista Esmirna, cristão que será salvo.                          Jonas Pérgamo, cristão que será salvo. Marta Tiatira, cristã que será salva. Saul Sardes, religioso que será condenado. Ana Filadélfia, cristã que será salva. Safira Judas Laodicéia, religiosa que será condenada. ÉPOCA: presente; LUGAR DA CENA: Reino dos céus e Tribunal do Juízo Final. ATO I Jesus se encontra no reino dos céus refletindo sobre a condição espiritual de alguns cristãos, demonstra preocupação, pois sabe que alguns deles correm o risco de serem condenados caso o juízo final aconteça hoje. Deve haver um local simbolizando o jardim secreto de Deus, com uma árvore iluminada com uma bela luz colorida, o local deve transmitir paz e pureza.

Circo

<<  Trabalhos Circo Neste palco ouvem-se gargalhadas, pois nele há diversão, trapalhadas e peripécias. Somos nele palhaços que mesmo rindo carrega a lágrima pintada no rosto e tatuada na alma. Somos contorcionistas que se desdobram para viver, que se adaptam e readaptam para sobreviver. Somos trapezistas que correm riscos a cada momento. Que dependem da mão alheia para não cair. Que precisa da rede que sustenta caso algo fora do roteiro aconteça. Pulamos de mão em mão,  damos saltos mortais para continuar vivo de fato. Somos equilibristas que nessa corda bamba tenta manter o controle das coisas. Somos adestradores nessa cova de leões que buscam nos tragar, mas que somos forçados a aprender domar. Leões de dentro e de fora das grades e jaula de nossa alma. Somos pessoas no globo da morte, rodeados por problemas, onde um pequeno erro pode custar a vida ou trazer grandes feridas. Somos pessoas que andam círculos, que voam sem ter asas, que andam por um